O Zoo de Lourosa é, atualmente, o único parque ornitológico (dedicado exclusivamente a aves) em Portugal, sendo também um dos poucos da Europa. Aberto desde o início dos anos 90, na altura por um particular, o Zoo foi adquirido posteriormente pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Apesar de não ter uma dimensão espacial muito grande, encontram-se aqui mais de 500 aves, divididas em 150 espécies e 80 habitats, pelo que precisa sempre de uma a duas horas para ser explorado na sua totalidade.
Recomendamos este espaço principalmente a quem quer passar um bom bocado com crianças: os diferentes habitats, extremamente bem construídos apesar de próximos, tornam a visita imersiva e divertida. Paralelamente, o preço é bastante simpático: 4€ para pessoas com mais de 12 anos e gratuito ou 3€, consoante a idade das crianças.
Podem ficar a conhecer os diferentes habitats e animais disponíveis no mapa disponibilizado online (aqui).
Um dos pontos que adorámos sobre este destino foi a paz que se sente: é recomendado não se fazer barulho perto da maioria das aves, e os habitats feitos a pensar em cada espécie criam corredores onde uma pessoa se sente isolada de tudo o resto, rodeada apenas pelo barulho das aves.