Centro Histórico de Viseu: Visitar & Conhecer

Header Centro Histórico de Viseu

O Centro Histórico de Viseu consiste numa zona de importante valor na extremamente antiga cidade de Viseu. Conhecida como a cidade onde nasceu Viriato, Viseu é considerada uma das cidades com maior qualidade de vida.

Neste pequeno roteiro procuramos dar a conhecer um pouco desta zona e da sua história, com destaque para os sítios que não pode perder!

Conhecer as ruas do centro histórico de viseu

A zona histórica, como já é comum, está toda ela ligada entre si por ruas, travessas e pequenos caminhos. Consequentemente, começamos por recomendar estacionarem o carro e seguirem a pé pelas várias ruas, aventurando-se pelo desconhecido.

Neste pequeno percurso vão encontrar fontes, jardins, museus, marcos históricos e diversas instalações artísticas. Não deixem de utilizar algum do vosso tempo para ter esta experiência.

Uma pequena dica: Viseu fica ainda mais bonito na época do Natal, onde a cidade se ilumina e se transforma.

Sé Catedral de Viseu e Museu Nacional Grão Vasco

Centro Histórico de Viseu

A Sé Catedral de Viseu será, muito provavelmente, o elemento central do centro histórico. Está localizada numa grande praça, de frente para a Igreja da Misericórdia falada de seguida e ao lado do Museu Nacional Grão Vasco.

Consiste numa Igreja imponente, de duas torres, e com um interior que deslumbra pela grandeza e detalhe. Além do interior, encontra-se ainda um grande claustro, tornando a Igreja ainda mais deslumbrante.

Com grandes pilares que se assemelham a cordas, culminando num teto que parece juntar os diferentes nós, terminando em diferentes representações náuticas.

A Sé encontra-se aberta todos os dias da semana das 9h às 12h e das 14h às 18h. Podem visitar fora de horas se o fizerem em horário de culto.

Tenham em atenção que esta Sé Catedral é extremamente escura, pelo que fotografias com máquinas fotográficas vai ser complicado, e o flash não é uma opção por ter sempre gente no interior. No nosso caso, sendo visitada em horário de culto, tivemos de optar pelo telemóvel.

Ao seu lado encontramos o Museu Nacional Grão Vasco, antiga residência episcopal, atualmente convertida. Esta consiste num grande edifício, repleto de diferentes salas, onde se encontra uma grande coleção de tesouros nacionais de diferentes tipos.
Podem visitar este museu de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h, tendo um custo de entrada de 4€.

Interior Sé Centro Histórico de Viseu

Igreja da misericórdia de viseu e museu tesouro da misericórdia

De frente para a Sé Catedral, encontramos outra grande Igreja: a Igreja da Misericórdia, onde se localiza o Museu Tesouro da Misericórdia.

Construída no século XVI, sofreu uma grande requalificação no século XVIII, ganhando a forma que tem hoje. No interior da Igreja de duas torres destaca-se o órgão de tubos do século XVIII.

O museu, por sua vez, tem no seu interior mais de uma centena de objetos, procurando enaltecer e recordar aqueles que ajudaram e integraram esta instituição.

A igreja está aberta diariamente das 9h30 ao 12h30 e das 14h às 17h30. O Museu, por sua vez, está aberto das 10h ao 12h30 e das 14h às 17h30, com a possibilidade de horário alargado dependendo da altura do ano.

jardim das mães e painel de azulejos

Uma das nossas partes favoritas de Viseu é a quantidade de jardins que se encontra por toda a cidade. Entre eles, destaca-se o Jardim das Mães, construído junto ao Museu de Almeida Moreira. Este pequeno jardim, extremamente bem cuidado, enche a região de verde.

Entre este jardim e a grandiosa Praça da República, encontramos o denominado de Painel de Azulejos. Este grandioso painel, datado de 1931, foi criado em Vila Nova de Gaia e demonstra, através de cinco representações, a vida no campo e os trajes típicos.
Posteriormente, recomendamos uma visita à Praça da República para descontrair e beberem um café.

Painel de Azulejos

porta do soar e capela de nossa senhora dos remédios

A Porta do Soar consiste numa das sete entradas em Viseu através da muralha medieval. Construída no século XV, esta porta, apesar da sua aparência simples, tem um grande valor histórico.

A partir daqui é possível observarmos a grandiosa muralha da cidade, considerada uma muralha Afonsina.

Adicionalmente, ao lado desta entrada encontramos a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, uma pequena capela octogonal. Esta foi construída no século XVIII através de esmolas do povo.

Podem visitar o seu interior, decorado com azulejos e talha dourada, diariamente das 10h às 19h.

Porta do Soar Centro Histórico de Viseu

mais para ver

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês