Trilho da Floresta: PR1 Ovar

Trilho da Floresta Ovar

O Trilho da Floresta, Ovar, consiste numa pequena rota (PR1) sinalizada. No total, são cerca de 6,5km circular que nos conduzem pela floresta de Ovar.

Como sempre, recomendamos terem no telemóvel o panfleto do trilho (aqui) e, se possível, uma aplicação com GPS. No nosso caso, fizemos download gratuito do ficheiro GPX no Wikilok (aqui). Importamos o ficheiro para a aplicação de telemóvel GPX Viewer, na versão gratuita – não é uma aplicação muito avançada mas permite compreender se estamos no caminho certo.

Banco no início do trilho

O trilho inicia-se no Clube de Caça e Pesca de Ovar (antiga Casa do Guarda Florestal). Podem entrar neste largo e estacionar, uma vez que dá perfeitamente sem perturbar quem acede ao Clube. Em alternativa, levem o carro até ao estacionamento do Shopping Vida Ovar e percorram os 300 metros que os separam.

Com o clube à vossa direita, seguem pela esquerda, onde se encontra um banco. Tenham em atenção que surge um caminho largo ao comprido com o clube, mas esse não é o trilho oficial! Devem virar uns metros antes à vossa esquerda.

Após entrarem no trilho, fazem uma curva à direita e seguem durante um bom bocado em frente. O caminho vai assim seguindo maioritariamente em linha reta, apenas com algumas viragens esporádicas.

Ao fim de 3km de caminho, irão encontrar uma espécie de torre / casa das máquinas, pertencente à Base Aérea N.° 8 de Maceda. A seguir a esta construção as marcações falham ligeiramente. Com a construção à vossa direita, devem seguir em frente, fazendo um ligeiro arco para a esquerda – seguindo pela parte mais alta. Daqui, segue-se um km de trilho sempre em frente até chegarem quase à estrada. Antes da estrada, vão ver um placar à vossa esquerda e seguem nessa direção.

Área vedada pertencente à Base Aérea de Maceda

no Trilho da Floresta vão encontrar cogumelos selvagens, mimosas e giestas

Aqui é outro momento em que as marcações falham ligeiramente. A partir do placar surgem “em frente”, seguindo mais junto da estrada até virarem novamente à esquerda. Quando fizemos o trilho (2025) a zona a seguir tinha sido alvo de um abate considerável de árvores, pelo que o as marcações diminuem. Na nossa experiência, o caminho segue sempre em frente, ultrapassando a área agora descampada e, no momento de virar à direita, existem já árvores. No entanto, tenham em atenção que o cenário pode ser diferente aquando da vossa visita.

Área do Trilho da Floresta que foi alvo de abate de árvores. No nosso caso foi só seguir em frente (pelas marcas de pneus) até às árvores ao fundo

Daqui até ao final seguem-se duas retas longas e onde somos novamente envolvidos pela natureza, podendo apreciar o que esta tem para oferecer: o musgo no chão e nas árvores, as mimosas, as giestas e os cogumelos selvagens.

No final do Trilho da Floresta, regressamos ao ponto de partida, com uma sensação de calma e descontração incrível. É um trilho simples, envolvidos pela natureza (apesar da grande cidade de Ovar ali mesmo ao lado) e, tirando um ou outro momento, bem marcado. No nosso caso, recorremos ao GPS apenas em dois momentos: após a torre militar (onde vimos depois um poste de marcação caído) e, mais à frente, quando nos aproximamos da estrada.

Adicionalmente, em momento nenhum nos sentimos inseguros. Esta zona é utilizada por várias pessoas para caminhar, correr ou passear o cão, uma vez que existem casas perto.

De maneira geral o caminho estava bem marcado e bem cuidado. Tirando a zona inicial, não vimos lixo nenhum. Dos três placares que surgiram, apenas um ainda tinha informação, mas parece-nos que são placares muito antigos e que simplesmente nunca foram substituídos.

Dito isto e para quem procura um trilho com alguns km mas sem grande dificuldade, o Trilho da Floresta é ideal para se conectarem com a natureza.

mais para ver

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês