A Aldeia de Sistelo, em Arcos de Valdevez, tornou-se principalmente conhecida após ganhar o título de uma das 7 Aldeias Maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeia Rural. Sendo conhecida como o Pequeno Tibete Português, Sistelo tornou-se conhecida pelos seus socalcos únicos, que envolvem toda a aldeia.
É nesta peculiaridade de cenário, classificada como Monumento Nacional, que os habitantes da aldeia se dedicam à agricultura e à pecuária. Contudo, e apesar da beleza da paisagem, a aldeia em si é bastante pequena, com um pequeno número de ruas e de casas, podendo ser visitada em poucas horas.
Sistelo é uma das 7 Aldeias Maravilha de Portugal, vencedor da categoria de Aldeia Rural
Na aldeia com origens medievais podem visitar, por exemplo, a Casa do Castelo (uma casa de duas torres que se destaca das restantes), a Igreja Paroquial, o lavadouro, os espigueiros e a Praia Fluvial de Sistelo. Adicionalmente, recomendamos fazerem o trilho dos Passadiços de Sistelo (post aqui) e visitarem os vários miradouros envolventes, como o Miradouro do Chã da Armada.
Tenham em atenção que os miradouros ficam todos a pelo menos 1km a pé da aldeia, pelo que recomendamos levar a roupa necessária para essa pequena caminhada – no Verão esta aldeia atinge temperaturas muito elevadas, onde as calças de ganga não são uma boa escolha.
Denominado de Pequeno Tibete Português, a paisagem de Sistelo é classificada como Monumento Nacional.
Além disso, existem diversos outros trilhos, que permitem melhor observar a aldeia e os seus socalcos. Podem consultar o folheto informativo com a principal informação aqui.
No nosso caso, optámos por fazer o Trilho dos Passadiços, um pequeno trilho de aproximadamente 2km, que passa pela Praia Fluvial de Sistelo (perfeita para se refrescarem nos dias mais quentes) e pelos Passadiços da Ecovia do Vez. Posteriormente, fizemos o Trilho das Pontes, com cerca de 1km de extensão, e que passa por um conjunto de pontes medievais da aldeia. Ambos são bons percursos para visualizar a parte mais natural da aldeia.
onde comer em Sistelo
Relativamente a sítios onde comer em Sistelo, existe um café-restaurante e dois restaurantes.
Primeiramente, o café-restaurante, denominado de Solar do Visconde, localiza-se mais no interior da aldeia, junto à Casa do Castelo, sendo facilmente encontrado.
Ao mesmo tempo, existe o Cantinho do Abado, um restaurante com uma esplanada lindíssima, e a Tasquinha da Ti´Mélia, onde nós comemos e adorámos.
Neste segundo, optámos pelo bacalhau frito com arroz de tomate e estava incrível. Em ambos estes restaurantes não é possível fazerem reservas, pelo menos na altura em que o visitámos.
Um pouco mais afastada da aldeia, encontram outros restaurantes, como, por exemplo, o Recanto D’ Avó, onde acabam por evitar a confusão de quem visita Sistelo.
como chegar e onde estacionar
Apesar de ser uma pequena aldeia numa zona mais afastada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, facilmente se chega a esta região. As estradas são boas e o caminho também, sendo que o GPS não tem qualquer problema em lá chegar.
Contudo, o carro não consegue entrar na aldeia, pelo que devem estacionar na zona onde aparece uma placa a indicar que a aldeia venceu o prémio de 7 Maravilhas de Portugal Aldeias, uns metros antes da aldeia.
Este é o estacionamento disponível: na lateral da estrada principal de acesso à aldeia. O carro fica na berma, fora da estrada e sem grande risco. A partir daqui, segue-se para a aldeia a pé, e é desta forma que ela deve ser visitada.