Em Sever do Vouga encontramos o PR3: Rota das Laranjeiras, um trilho circular com 9.40km. Quando fizemos o trilho, gostámos bastante por ter um pouco de tudo: passamos por zonas com casas, zonas florestais e campos agrícolas. Além disso, é um trilho de dificuldade média (apenas com algumas zonas de subida mais acentuada, mas que se faz bem com calma) e está bem identificado. Podem consultar o mapa do trilho aqui, juntamente com uma descrição do que podem esperar.
a Rota das Laranjeiras tem 9.40km circular, iniciando-se junto da Igreja Matriz de S. Martinho
O trilho começa junto da Igreja Matriz de S. Martinho em Pessegueiro do Vouga. Entre a Igreja, o cemitério e a banda, encontram muito estacionamento onde podem deixar o carro e iniciar este trilho. A partir daqui segue-se para o topo da rua e encontra-se logo a primeira placa, a indicar que o primeiro ponto a passar, o calvário, se encontra a 800m.
Para lá chegar, devem seguir as indicações que vão surgindo. Esta zona até ao calvário segue sempre por estrada, normalmente sem passeios, pelo que devem ter especial cuidado.
A primeira subida vai aparecer à direita, através de uma estrada em calçada (a Rua Escola da Lomba), que vos leva diretamente ao calvário. Daqui segue-se a rua principal (com muito cuidado), seguindo-se em seguida pela direita, percorrendo um caminho paralelo à estrada principal até à Rua da Bandeira.
Esta rua foi, para nós, a parte fisicamente mais complicada, uma vez que tem uma subida acentuada e longa. É também durante esta rua que vemos algumas das árvores que dão o nome ao trilho: laranjeiras.
A subida (em alcatrão) termina na Capela de Santa Quitéria. Visitando a capela, o caminho segue pela esquerda por um caminho entre árvores que segue durante um bom bocado, já sem grande subidas.
Este caminho em terra batida termina na famosa Ecopista do Vouga, uma antiga linha férrea agora reconvertida em ciclovia. Daqui segue-se sempre a ecopista, passando pela famosa Ponte Ferroviária do Poço de Santiago (com uma vista linda sob a região) até chegarmos à zona da antiga estação de Paradela, a partir do qual saímos da ecopista e seguimos novamente por estrada, passando-se pelo acesso à Praia Fluvial Quinta do Barco e atravessando novamente o rio logo de seguida.
A partir daqui passamos por várias casas, muitas delas repletas de laranjeiras, e rapidamente chegamos novamente ao ponto de partida, a Igreja Matriz de S. Martinho.
No final, terminamos este trilho com um sentimento incrível. Apesar dos 4km iniciais de subida, o percurso faz-se bem e tem umas vistas incríveis e muito variadas. Ao mesmo tempo, as placas e marcações estão também bem visíveis, sendo que tivemos dúvidas apenas na zona do calvário, onde a vegetação tinha crescido demasiado e tapado a marcação.
Dito isto, a Rota das Laranjeiras em Sever do Vouga é um bom trilho para quem procura um percurso circular com dificuldade moderada (com algum esforço físico) e que envolve caminho na natureza com vistas incríveis!