Para quem visita a região, os Passadiços do Rio Uíma são sem dúvida uma paragem a considerar, principalmente para os dias mais quentes.
No total, são cerca de 4km para cada lado, integrados na sua grande maioria por um grande conjunto de árvores e acompanhando sempre o rio.
Apesar de haver várias entradas, recomendamos iniciar estes passadiços por um dos dois Parques de Estacionamento do Passadiço do Uíma (um perpendicular à Rua Rio Uíma e o outro perpendicular à Rua Principal), localizando nas extremidades dos passadiços. Existem sim outras entradas, mas estes são os sítio onde conseguem deixar o carro com maior segurança e facilidade.
os passadiços do Rio Uíma têm, atualmente, cerca de 4km para cada lado
A partir daqui, os passadiços iniciam-se através de apenas um caminho que, por curvas e contracurvas, vai acompanhando o Rio Uíma e mostrando a paisagem desta região. Em alguns momentos surgem zonas mais largas onde podem descansar a ouvir a natureza e a desfrutar da sombra que acompanha a grande maioria deste percurso.
Ao longo do percurso vão encontrando bifurcações que levam, na sua maioria, até outras entradas dos passadiços, sendo facilmente identificado o caminho principal e o caminho para um dos acessos.
Estes são daqueles passadiços que recomendamos muito para quem está na região: além de se fazerem muito bem no Verão graças à sombra, tem imensos espaços de descanso, vão surgindo diversos painéis informativos com indicação da fauna e flora existente no local e existe ainda uma torre de observação.
E, claro, como já é comum neste tipo de espaços, tem um parque de merendas e equipamentos para se fazer exercício físico. Tenham apenas em atenção que esta zona do exercício físico é das mais descampadas de todo o percurso, pelo que não recomendamos no Verão.