Provesende, localizada na margem norte do rio Douro, é uma das aldeias mais conhecidas do Douro Vinhateiro. A sua fama deve-se, entre outros fatores, à localização privilegiada sobre o Douro, às vinhas e aos grandes solares e casas brasonados em cada esquina da aldeia.
Apesar de ser uma aldeia pequena, que se fica a conhecer em cerca de uma hora, Provesende abraçou muito bem o seu lado mais turístico, existindo alguns mapas indicativos dos locais a visitar espalhados pela aldeia.
Um grande elemento que se destaca é a fonte velha. Esta consiste numa grandiosa fonte em estilo barroco, construída no século XVIII. Assume a forma de um alto retângulo no qual estão colocadas duas bicas que libertam água para um tanque. Para nós, o mais curioso desta fonte é sem dúvida a localização: já no interior da aldeia e de costas viradas para o Rio Pinhão (afluente do Rio Douro).
Apesar de discreta, é também de destacar a Igreja Matriz de Provesende, datada de 1720. De exterior simples, o seu interior deslumbra pela utilização da talha dourada e outros elementos do barroco, criando um altar imponente.
Caminhando mais para o interior da aldeia, em frente à Junta de Freguesia, encontramos o famoso Pelourinho de Provesende, datado de 1578 e com grande importância histórica: constitui um símbolo de liberdade Municipal e, deste modo, a antiguidade da aldeia.
Além destes elementos com grande importância histórica, Provesende destaca-se também pela quantidade exorbitante de casas senhoriais e brasonadas num núcleo central tão pequeno – símbolo da importância e poder da vinha para a região. Para conhecer as casas que vamos falar de seguida, recomendamos que vão percorrendo as diferentes ruas e procurando os brasões.
Relativamente à identificação de cada uma, encontram no centro da aldeia, junto à Igreja Matriz, um mapa onde estas casas estão devidamente identificadas por nome. No total, são onze casas e solares brasonados.
Provesende destaca-se das aldeias e vilas envolventes pelo número de casas brasonadas: onze no total
Entre as casas brasonadas destacam-se a Casa dos Beleza, sendo o edifício branco que tantas vezes se vê nas fotografias desta aldeia. Considerado um verdadeiro palácio, capaz de concorrer entre os melhores solares do Douro. Esta Casa tornou-se também conhecido devido a um dos seus proprietários, Luís Beleza de Andrade, ser o protagonista do romance “Um motim há cem anos” de Arnaldo Gama.
Adicionalmente, destaca-se a Casa da Calçada, um solar conhecido por uma lenda que diz que há cerca de dois séculos que, no interior da Capela, se encontra um menino embalsamado. Esta é também um dos solares mais antigos da região.
Além destas com maior destaque, existe também a Casa de Santa Catarina, a Casa do Bastardo, a Casa do Campo (em ruínas), a Casa do Santo (que terá pertencido a Joaquim Pinheiro de Azevedo Leite Pereira, conhecido por ser o homem que salvou a região do Douro da filoxera), a Casa da Praça (a mais antiga da aldeia, datando a 1460), a Casa do Terreiro, a Casa do Vale (que se destaca por ter o brasão na esquina lateral) e a Casa Fundo de Vila (também já em estado de degradação).
Apesar de ser uma aldeia linda e repleta de história, sentimos que Provesende se encontrava um pouco ao abandono. Diversas das casas brasonadas estão a precisar de nítidas obras e as áreas comuns (como as casas de banho públicas e o campo de futebol) estavam em mau estado. Não é por isso que deixamos de recomendar esta aldeia do Douro – é uma aldeia pequena mas com aquele sentimento muito tradicional, com vistas de cortar a respiração.
mais para ver
no Douro Vinhateiro