Conhecida como a “Aldeia Presépio de Portugal”, Piódão foi uma das sete vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal Aldeias. Assim, obteve o prémio de Aldeias Remotas, título que venceu contra Castro Laboreiro, que também já tem um post aqui. Adicionalmente, podem conhecer as restantes nomeadas e vencedoras no site oficial do evento.
O nome “Aldeia Presépio de Portugal” deve-se à forma como as casas de Piódão estão organizadas
Localizada no distrito de Coimbra, arriscaria dizer que Piódão é das aldeias mais conhecidas de Portugal. Além de uma das vencedora das 7 Maravilhas de Portugal Aldeias, Piódão é, adicionalmente, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, assim como uma das Aldeias de Xisto de Portugal.
Surpreendentemente, estes são apenas alguns títulos atribuídos a esta aldeia. Situada na Serra do Açor, Piódão é uma pequena aldeia (quase) toda em xisto onde a maioria das casas têm as portas e os caixilhos das janelas pintados de azul.
O carro é, obrigatoriamente, deixado na entrada da aldeia e, por consequência, a exploração é toda a pé. Nós recomendamos que, nos dias mais quentes, leve consigo água e um lanche, uma vez que a aldeia, sendo localizada em escarpas, acaba por representar algum esforço físico.
Recomendamos explorar a aldeia de piódão, quase labiríntica, sem nenhum mapa ou rota definida
A nossa recomendação é para que, sem qualquer mapa ou ideia, caminhem pelos caminhos da aldeia e descubram os mistérios a cada esquina. Desde a Igreja, um pequeno riacho que segue junto ao caminho e passagens debaixo de casas, Piódão é um mistério que vale a pena procurar conhecer.
Para melhor aproveitarmos a aldeia, nós decidimos levar comida e, com a paisagem das Serras em volta, desfrutámos do nosso almoço. Apesar de existirem sítios específicos para piquenique, a zona estava bloqueada devido a obras. No entanto, existem sítios onde é possível sentar, relaxar e apreciar a paisagem.
Além da aldeia, recomendamos ainda a visita à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição que, quando a visitámos (verão de 2020), estava aberta aos visitantes. No entanto, há muito mais a fazer na aldeia de Piódão, sendo algumas sugestões apresentadas em seguida.
O Que Fazer?
Além de conhecer a aldeia e visitar a Igreja Matriz, podem ainda conhecer as diferentes lojinhas de artesanato, com residentes muito simpáticos que, sem problema algum e com simpatia extrema, contam diversas histórias.
É numa destas lojas que, como nos aconteceu, são vendidos diversos licores, como o licor de medronho, licor de pêssego e o licor de pétalas de rosas. Mesmo para pessoas como eu que não bebem regularmente, recomendo esta experiência.
Ainda em Piódão, existe a Piscina Fluvial de Piódão e o Museu do Piódão. Se tiverem dúvidas, podem sempre visitar o Posto de Turismo de Piódão. Nós fizemos ainda (e adorámos) o trilho Piódão – Chãs d’Égua – Foz d’Égua, que recomendamos para quem quer conhecer a parte mais ligada à natureza deste destino.
Podem saber mais sobre o trilho aqui. Como o nome do trilho indica, este passa por mais duas aldeias, ambas pertencentes ao concelho de Piódão. Similarmente, existe uma praia fluvial na aldeia de Foz d’Égua, que pode ser também acedida por carro, sendo uma das nossas recomendações.
Ao regressarem a casa, aproveitem para admirar a paisagem da serra. Se, como nós, apanharem o pôr do sol no regresso, podem ter a certeza que é uma imagem completamente inesquecível.
Onde Comer?
Apesar de termos levado comida de casa, uma vez que ainda queríamos realizar o trilho anteriormente mencionado, Piódão tem alguns sítios onde comer na própria aldeia.
Aquele que nós mais ouvimos falar é, sem dúvida, o Solar dos Pachecos (mais informação aqui). No entanto, existem muitas outras opções.
Na mesma zona é possível encontrar o Casall de Piodam (site aqui), por exemplo. Numa zona mais escondida, mas facilmente encontrado pelas placas indicativas, localiza-se o Restaurante O Fontinha (mais informação aqui).
Além dos restaurantes, existe ainda o Café A Gruta (mais informação aqui). Foi neste café que nós aproveitámos para descansar depois de fazermos o trilho.
Nos restaurantes de Piódão, e até mesmo no café, é possível comer um dos pratos típicos da região, o Bucho.
Como chegar e estacionar?
Apesar de ainda se localizar no distrito de Coimbra, a verdade é que o centro do distrito e Piódão são separados por quase 100km. Para chegar a esta aldeia não existem muitas estradas, e uma grande parte do caminho é feita pelo meio da serra em curvas e contracurvas.
Consequentemente, a melhor forma de chegar é mesmo seguindo o GPS. No nosso caso, em contraste com experiências anteriores, o GPS indiciou o caminho sem problema nenhum.
Apesar dos caminhos serem sempre em curvas, a verdade é que as estradas estão em muito boas condições, tornando a viagem agradável.
Recomendamos que quem visitar Piódão o façam cedo, uma vez que, na aldeia em si, existem apenas cerca de 50 estacionamentos.
Dito isto, Piódão é, sem sombra de dúvidas, um destino obrigatório para quem gosta da aura das aldeias do interior: tudo aparenta ser muito caseiro e as pessoas são extremamente simpáticas. As paisagens são lindas e os sítios super bem cuidados.
Como referido, e visto que Piódão é um destino popular, recomendamos que a visita se inicie cedo. Dessa forma, podem conhecer a aldeia de forma mais calma. Para quem tem interesse neste tipo de aldeias, Piódão é uma das nossas principais recomendações.