Pinhão encontra-se em pleno Douro Vinhateiro, na Região Demarcada do Douro, uma pequena vila que consiste num ponto de passagem obrigatório para quem quer conhecer a região.
Apesar de a zona em si não ser muito extensa, facilmente se passa aqui um dia, principalmente graças ao seu principal tipo de turismo: o enoturismo, focado no vinho do Porto. Situado junto aos rios Douro e Pinhão, Pinhão está completamente rodeada de socalcos que demarcam a sua paisagem e a tornam verdadeiramente encantadora.
Um dos destaques principais é também uma das suas pontes de entrada: a Ponte Rodoviária. Este projeto de Gustave Eiffel, foi construído no século XIX e assenta sobre três grandes pilares.
um dos edifícios mais importantes de pinhão é a sua estação de caminhos de ferro
Um dos elementos de maior destaque é a Estação de Caminhos de Ferro e os seus painéis de azulejo. Construída no século XIX, esta é uma das estações mais famosas do Douro. Foi também esta estação que permitiu o grande desenvolvimento da vila e da região, pelo que constitui um marco extremamente importante.
No total, está decorada com 24 painéis de azulejos que têm como tema principal as vindimas e toda a atividade envolvente: a colheita, preparação e transporte. O painel data de 1937 e é da autoria da fábrica Aleluia.
Esta estação consiste numa das passagens do Comboio Histórico do Douro, uma viagem com cerca de 3 horas numa locomotiva a vapor pelas margens do Rio Douro. Podem saber mais sobre esta viagem na página da própria CP.
Continuando o passeio ribeirinho, chegamos ao cais de embarque, onde se encontram diversos barcos típicos da região, os barcos rabelos, e onde se iniciam diversos cruzeiros pelo rio Douro – é só percorrer a estrada e escolher entre as várias opções!
É nesta zona do cais que aparecem alguns dos principais restaurantes da vila. Tenham em atenção que se a visitarem na época alta do Verão, estes restaurantes têm normalmente longas filas de espera, encerrando em dias específicos da semana.
Além destes pontos de interesse, em volta de Pinhão existem muitas outras vilas e aldeias que merecem destaque. A mais conhecida consiste na vizinha Peso da Régua, mas muitos outros sítios merecem ser conhecidos – São Xisto, São João da Pesqueira, Provesende, Favaios, Lamego (e o seu magnífico santuário) e muitos outros destinos do Douro Vinhateiro, que podem ser conhecidos no nosso roteiro. É também em volta destes destinos que se encontram diversas quintas dedicadas à produção de vinho do Porto e abertas ao enoturismo. Trata-se apenas de escolher as suas marcas de vinho do Porto favoritas e marcar a visita.
mais para ver
no Douro Vinhateiro