Penedono é, provavelmente, uma das mais belas e bem conservadas aldeias medievais.
Erguendo-se a 900m de altitude e localizada no distrito de Viseu, esta autêntica cidade de pedra surpreende em diversos aspetos, um deles, a ausência ou baixa adesão turística.
Ou seja, o Castelo de Penedono é de visita obrigatória! Além de ser gratuito, é totalmente entregue a quem o visita. Não se encontram funcionários, câmaras, ou outros impedimentos a uma boa exploração.
Do mesmo modo, não existem também caminhos proibidos no interior do castelo. Contudo, alertamos que algumas passagens são perigosas e requerem o máximo cuidado e o mínimo receio.
O Castelo de Penedono encontra-se a 900m de altitude
O Castelo de Penedono é talvez dos castelos mais imponentes de Portugal. Para quem passa pela nacional que lhe dá acesso, é impossível ficar indiferente à sua presença – tão magnífico e grandioso, mesmo ao longe.
E foi exatamente isto que nos aconteceu, quando seguíamos em direção ao Douro Vinhateiro. Assim, seguimos a placa que anunciava uma Aldeia Medieval – e não podíamos ter ficado mais felizes.
Tendo a sua origem associada à data de 960, o Castelo de Penedono assume a forma hexagonal. Como referimos, a visita é gratuita. No entanto, tenham em atenção que o horário de funcionamento pode variar – apesar de oficialmente ser das 9h às 17h, 18h ou 19h (consoante a altura do ano), quando nós o visitámos ele abria apenas às 10h.
A aldeia de penedono tem diversos outros pontos de interesse, muitos com origem medieval
Além do Castelo, a Aldeia de Penedono tem ainda outras atrações.
Primeiramente, logo à entrada da aldeia encontramos a torre do relógio, uma torre de forma quadrangular e forte imponência, onde se encontra um sino.
Já no centro da aldeia, recomendamos percorrer as ruas, todas em traços medievais, e mergulhar nesta época. Aqui, até o comércio local intensifica esta sensação, com locais como a Taberna Medieval Fornos do Rei e o Hotel Medieval de Penedono.
Espalhado pela aldeia, principalmente junto ao Castelo e no centro da aldeia, encontra-se uma exposição permanente de instrumentos de tortura e armas de guerra, como balista e catapulta.
Adicionalmente, abraçando as suas raízes, Penedono realiza uma Feira Medieval, normalmente nos meses de Julho, apesar de não ter sido realizada mais recentemente por causa da pandemia. No entanto, podem ir acompanhando no próprio site da Câmara para saberem quando se voltará a realizar (aqui). Quando tivermos oportunidades, tentaremos, sem dúvida, viver esta experiência.
Atualização (2022): Tentámos visitar novamente o castelo no Verão de 2022 e fomos informados de que se encontrava temporariamente encerrado para obras de segurança. Assim, recomendamos que procurem informa-se sobre se já reabriu antes de visitarem o local.