Trilho dos Passadiços de Sistelo
Localização: Sistelo, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo
Coordenadas: 41.973635, -8.374212
Tipo de Percurso: Circular
Distância: Aproximadamente 2km
Tempo: 1h
Dificuldade: 3/10
Com menos de 2km de comprimento, o Trilho dos Passadiços de Sistelo é a escapada perfeita para quem quer aproveitar a natureza.
Localizado em Sistelo, denominado de O Tibete Português e considerado umas das 7 Aldeias Maravilhas de Portugal, o trilho, como o próprio nome indica, segue pelos (tão famosos) passadiços de Sistelo.
No entanto, engana-se quem acha que este trilho apenas oferece passadiços: a paisagem é marcada por caminhos pela própria aldeia, caminhos agrícolas e, a atração principal, a Zona Fluvial de Lazer de Sistelo, perfeito para um mergulho nos tempos de maior calor. Podem consultar o folheto do percurso, apesar de este fornecer pouca informação, aqui.
O início deste trilho, denominado de PR25, encontra-se no centro da aldeia e é facilmente encontrado, havendo várias placas indicativas.
A parte mais difícil do percurso consiste na parte inícial e final do percurso: um caminho, todo em pedra uniforme, a descer.
Posteriormente, terminado estes metros iniciais, segue-se por caminhos, passando por uma capela. É após a passagem pela Capela do Sr. dos Aflitos que avistamos o Rio Vez e nos deparamos com a Zona Fluvial, por norma cheia de pessoas a aproveitarem a água fria para se refrescarem.
O percurso segue por um dique que atravessa pelo meio do Rio e, no outro lado do rio, vemos pela primera vez os Passadiços. Apesar de originarem o nome do percurso, a verdade é que apenas uma pequena parte do percurso segue por aqui.
Findo os passadiços, o caminho prossegue por terra batida e campos agrícolas.
Os campos agrícolas, e as vinhas que parecem emoldurar a paisagem, mantêm-se até à parte final do percurso: o retorno à aldeia. Desta vez subindo o caminho inicialmente descido, sendo por isso a parte mais cansativa do percurso.
Este trilho insere-se na Ecovia do Vez, num percurso total de 32km, ligando Sistelo à sua sede de concelho, Arcos de Valdevez. Podem consultar o folheto da Ecovia aqui.
Apesar de ser um percurso curto, é também o percurso mais conhecido e visitado, muito devido à sua zona fluvial.
Consequentemente, e para quem visita Sistelo, este trilho é praticamente obrigatório, mesmo para quem não tem muito treino. Sendo um percurso curto, e quase sempre plano (tirando os primeiros e últimos metros), acaba por ser um trilho capaz de ser percorrido por qualquer pessoa com algum treino.
mais para ver
Fica a conhecer mais da região