O Palácio do Mónaco ou Palácio do Príncipe do Mónaco (no original, o Palais Princier de Monaco) é a residência oficial da família real do Mónaco, atualmente representada pelo Príncipe Alberto II, a sua mulher a Princesa Charlene e pelos seus filhos gémeos Jaime e Charlene.
Apesar de exteriormente o Palácio do Mónaco não ter o mesmo impacto visual que outras casas da realeza europeia, o edifício em si vale a pena a visita.
Bilhete e entrada no Palácio do Mónaco
A visita tem o custo de 10€ / adulto (2023), podendo ficar mais barato se comprar o pack com a Coleção de Carros do Príncipe do Mónaco, com o Jardim Zoológico do Rainier III ou com o Museu Oceanográfico do Mónaco. O bilhete pode ser comprado online (aqui) ou presencialmente na loja de souvenirs na praça principal em frente ao palácio, não havendo hora específica para a visita.
Após comprarmos o bilhete, fomos para a fila de entradas individuais que, apesar de aparentemente longa, demorou apenas uns 5 minutos. Daqui, passamos por um detetor de metais e é feita uma revista a mochilas, não sendo vedada a entrada a comida ou bebida.
Antes de se iniciar a visita é entregue a cada um dos visitantes um audioguia (em forma de walkie talkie), havendo várias opções de línguas. Entre elas, existe também o português (do brasil) e, claro, o inglês e espanhol.
Visitar o Palácio do Mónaco
Mal se sobe a escadaria inicial, ainda antes de entrarmos em qualquer sala, somos recebidos com a majestosa Galeria de Hércules, a escadaria e pátio do Palácio. Aqui existem cerca de três milhões de pedras que formam um padrão geométrico em volta da escadaria principal em mármore.
É a partir do grande pátio que se inicia a primeira paragem na visita guiada, num quarto onde encontramos diversas pinturas e uma grande tapeçaria com referência aos Grimaldi e à história de fundação do Mónaco, sendo tudo explicado em pormenor pelo audioguia.
Entre as várias salas destaca-se a beleza do chão, sempre personalizado e com vários padrões e os tetos sempre muito adornados. Algumas das salas visitadas de maior destaque são a Sala do Trono, o Salão Azul e o Salão Vermelho.
Na visita total, existem duas questões que deverão considerar: a primeira é que o Palácio ainda está em remodelação, pelo que podem existir salas tapadas ou andaimes em alguns momentos. Quando visitamos o Palácio (setembro de 2023), a 3ª sala, conhecida pelo seu teto todo trabalhado, estava completamente tapada por questões de remodelação e a Sala do Trono tinha um andaime onde duas pessoas estavam a restaurar pinturas.
A segunda coisa a ter em mente é que (talvez pelo primeiro motivo) pode haver quartos fechados. No nosso caso, o audioguia saltou dois ou três números, num corredor com portas fechadas. Entre os números saltados, sabemos que um deles era o da Biblioteca, que estava no audioguia mas que estava fechado aquando da nossa visita.
No total, dediquem sempre cerca de 1h para a visita, uma vez que o audioguia entra em grande detalhe.
Obviamente que o Palácio em si é muito maior do que aquele que o visitante pode conhecer, ficando a ver apenas a ala oeste. No entanto, esta visita permite já ter uma noção do quão majestoso é o Palácio do Príncipe do Mónaco, dando também (através do audioguia) um bom conhecimento sobre a história deste principado.