O Oceanário de Lisboa consiste no maior aquário do país, localizado junto ao Parque das Nações. O Oceanário tem um conjunto variado de aquários, totalizando, assim, 7.5 milhões de litros de água salgada.
O horário do Oceanário é das 10h às 20h (com a última entrada às 19h), com exceção de dias com horário especial. Relativamente ao bilhete, este tem o custo de 19€ para pessoas dos 13 aos 64 anos.
A visita inicia-se, primeiramente, com um conjunto de tanques, onde se encontram espécies mais pequenas de peixes. Não se deixe enganar: esta é apenas uma pequena demonstração do (enorme) número de animais que aqui se encontram.
O Oceanário de Lisboa tem um total de 7.5 milhões de litros de água salgada, sendo 5 milhões no aquário principal
Entre aves, peixes, mamíferos, invertebrados e anfíbios, o Oceanário detém um conjunto enorme e variado de animais. Analogamente, encontram-se aqui também diversos tipos de plantas marinhas distintas.
Em síntese, são mais de 8000 animais e plantas, divididos em cerca de 500 espécies distintas. Entre essas espécies, destaca-se o Peixe-Lua, considerado o maior peixe ósseo do mundo e que raramente é encontrado em aquário.
Existem, igualmente, diversas zonas ao ar livre, como são exemplo a das lontras-marinhas e a das diferentes aves, como pinguins e a andorinha-do-mar-inca. Podem consultar todos os animais do oceanário aqui.
O Oceanário de Lisboa já ganhou o prémio de “melhor aquário do mundo” pelo Travellers Choice
Uma experiência engraçada que aqui tivemos foi ver a limpeza do tanque principal e a alimentação dos animais. Não só vimos o pessoal responsável, devidamente equipados para as suas funções, a alimentar os animais (sendo que alguns, como os invertebrados, foi bastante interessante) como ainda os vimos a limpar os aquários, o que originou sobretudo um momento engraçado em que o mergulhador que, achávamos nós que não nos via, acenou diretamente para a nossa máquina fotográfica!
como chegar
Sendo localizado no Parque das Nações, chegar ao Aquário é uma tarefa bastante simples.
No nosso caso, optámos por primeiramente apanhar o comboio até Lisboa Oriente e, a partir daí, fizemos o caminho de cerca de cinco minutos do Oceanário. Este é um caminho bastante simples e direto, não havendo grandes complicações nesse aspeto.