O Museu do Traje de Viana do Castelo, em funcionamento no centro histórico desde 1997, procura divulgar e preservar o traje vianense, identidade de Viana do Castelo.
O chamado de traje vianense foi utilizado por mulheres nas aldeias em redor de Viana do Castelo entre o século XIX e o século XX, destacando-se pelos detalhes e pelas diferentes cores. A sua forma tão única levou a que este traje e as tradições associadas sejam todos os anos colocados em destaque nas festas da Senhora da Agonia. Existem ainda algumas peças de vestuário mais masculinas, apresentadas neste museu.
O edifício onde é possível conhecer toda esta história localiza-se no centro histórico, numa rua paralela à avenida principal. Este destaca-se dos edifícios envolventes por ser um edifício imponente, com dois grandes padrões laterais que representam a pesca e a agricultura.
A entrada no museu tem atualmente um custo meramente simbólico de 2€/adulto. Conhecendo o museu com a calma que merece, a visita demora entre 1h a 1h30, sendo a exposição dividida em diversos pisos, cada um com diferentes destaques. O horário altera consoante a altura do ano, pelo que recomendamos a consulta do horário de funcionamento.
O piso zero, onde se encontra a exposição permanente ‘Memórias no Tempo’, é um dos mais interessantes pelo facto de que distingue os vários tipos de trajes vianenses, as diferentes cores, os seus significados e as diferenças regionais. Terminando esta parte ficamos com a certeza que a cultura do traje de Viana é muito mais complexa do que parece, apresentado grandes diferenças entre regiões tão perto entre si.
A partir daqui o museu vai se abrindo em diferentes salas com destaque para diferentes utilizações do traje, personalidades importantes na dinamização, proteção e divulgação do traje e, mesmo no centro do museu, um grande tear, enaltecendo a produção artesanal deste tipo de vestuário.
Uma outra sala que merece destaque é a chamada de sala do ouro, no piso 1. Como o nome indica, esta consiste numa sala tipo cofre onde estão em exposição diversas peças de ouro ligadas à cultura vianense.
Associado a este museu existem ainda cinco núcleos museológicos, localizados nas freguesias rurais em volta e dedicando-se a temas distintos: o pão, os moinhos de água, os moinhos de vento, as atividades agro-marítimas e a apanha do sargaço.
Para quem visita a região, o museu do Traje de Viana do Castelo é uma paragem obrigatória para conhecer este elemento tão típico da região.
mais para ver
em Viana do Castelo