Museu Oceanográfico do Mónaco

Museu Oceanográfico do Mónaco

O Museu Oceanográfico do Mónaco (no original, Musée Océanographique de Monaco) consiste num edifício 100% dedicado ao mundo marinho nas suas várias vertentes, e não só aos animais.

Erguido no rochedo do Mónaco sob as escarpas, o edifício do Museu Oceanográfico do Mónaco é mítico pela forma como se ergue sob o mar. Inaugurado em 1910 pelo Príncipe Alberto I, o trabalho iniciado por este museu tem sido continuado e ampliado pelos seus sucessores.

Os bilhetes custam 19€ / adulto (2023), sendo mais barato se comprado em conjunto com uma das outras atrações do Mónaco. Os bilhetes podem ser comprados numa casinha em madeira na lateral do museu, online (aqui) ou em algumas lojas espalhadas pelo Principado.

Visitar o Museu Oceanográfico do Mónaco

Atualmente dividido em cinco pisos e 6.500m2, este museu conta com 6.000 espécies animais, que se localizam principalmente nos dois pisos inferiores.

A visita inicia-se para baixo, em direção aos vários tanques de animais marinhos que aqui se encontram. Nestes dois pisos, o Museu assemelha-se muito ao Oceanário de Lisboa ou ao Sea Life Porto, com milhares de animais marinhos como tubarões, piranhas, peixe-pedra, medusas e muitos outros. Na zona dedicada ao mar tropical existe um tanque com 450 mil litros de água, o que demonstra a imponência do espaço. Adicionalmente existe uma área exterior dedicada às tartarugas.

Durante toda esta demonstração, não falta informação e curiosidades sobre todos os animais que nos são apresentados.

Só esta parte da visita ocupa sempre os seus 30m a 1h. Terminado esta parte, voltamos ao piso 0 onde tudo começou e onde se encontram também algumas salas interessantes, como a imponente sala de conferências. Aqui, achámos que já tínhamos visto tudo mas estávamos completamente enganados: faltam os dois pisos superiores.

O segundo e último andar é onde se localiza um grande terraço com restaurante e algumas diversões, mas é no piso 1 que se encontra um cenário incomum neste tipo de museus. Aqui encontramos a zona denominada de Oceanomania, a Sala da Baleia e a Sala Albert I, duas salas completamente dedicadas à descoberta dos oceanos, que nos conduz a um passeio histórico.

Oceanomania

Desde equipamento utilizado nas várias expedições, documentos, maquetes, esqueletos, entre muitos outros, estas salas são absolutamente imponente. Entre os esqueletos, destaca-se o de uma baleia com 18 metros de comprimentos.

É mesmo necessário visitar o museu e sentir a grandiosidade deste piso para perceber o real impacto dos tetos altos completamente adornados de informação histórica.

Aqui encontramos também uma espécie de corredor, com a forma de um barco, onde é possível entrar e ficar a saber mais sobre a história das descobertas dos oceanos e as pessoas envolvidas.

Adicionalmente, o museu tem algumas salas interativas, sendo que nem todas estão abertas todos os dias da semana. No total, dediquem sempre pelo menos 1h30 para a vossa visita – este é um daqueles sítios para ver com toda a calma.

mais para ver

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês