Monsaraz, pertencente ao concelho de Reguengos de Monsaraz no Alto Alentejo, é um verdadeiro retrato medieval. Localizada no topo de uma colina, com vista para Espanha e o Rio Guadiana / Albufeira do Alqueva, Monsaraz é uma vila que toda a gente tem de conhecer – e uma das nossas favoritas do Alentejo. A pequena vila, com cerca de 800 habitantes, pode ser percorrida em algumas horas.
A sua história é já longa, marcada pela guerras com os Mouros. Em 1232 foi recuperada de vez com a ajuda dos Templários / Ordem do Templo, a quem a vila foi doada para defesa e repovoação. Inicialmente sede de Concelho, acabou por ser um pouco negligenciada a partir de 1838 quando a sede se alterou para Reguengos de Monsaraz. No entanto, os habitantes não permitiram que esta vila se perdesse e hoje, quando por ela se caminha, sente-se toda a sua essência.
Em 2017 Monsaraz ganhou o prémio das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, na categoria de Aldeias Monumento. Das 6 aldeias que já tivemos o prazer de conhecer, Monsaraz é a nossa favorita (com Piódão logo logo atrás).
Quando se está a chegar a Monsaraz, perto do estacionamento surge logo uma instalação artística denominada de Monumento de Homenagem ao Cante Alentejano. Além da estrutura engraçada do monumento, a vista que ele tem é incrível. Daqui, sobem mais um pouco até chegarem ao Estacionamento de Monsaraz. Daqui, hora de entrarem na vila.
Quando terminam a subida, vão ter logo ideia da maravilha que vão encontrar: a vila está toda delimitada por uma grandiosa muralha que a rodeia até se unir no final da vila, em volta do Castelo. Apesar de recomendamos entrar pela Porta da Vila por ser a principal e dar uma vista mais “linear” da vila, existem também a Porta d’ Évora (a norte) e as Portas d’ Alcoba e do Buraco.
A primeira sensação quando se passa a Porta da Vila é a de uma “aldeia” autêntica: as casas estão todas pintadas de branco, os carros são poucos, as ruas vão se dividindo e o chão é todo ele irregular num tradicional xisto. Olhem para a vossa esquerda e vão ver uma imponente torre de relógio (com a cor branca típica desta vila), ainda com o sino de 1692.
Por aqui, e como já é comum neste tipo de destinos, recomendamos que percorrem as ruas sem grande destino e conheçam as lojas locais.
Na rua central que liga a Porta da Vila ao Castelo vão chegar ao Largo Dom Nuno Álvares Pereira, onde se encontra a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa. Esta é uma construção do século XVI que veio para substituir a igreja primitiva, do século XIII, devido à necessidade de construir uma Igreja maior onde se pudesse sepultar a população local na altura da peste negra. A atual Igreja é do estilo renascentista e tem três naves. O horário da igreja é normalmente das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h, nos meses de abril a setembro, e das 09h30 às 13h e 14h às 17h, nos meses de outubro a março.
Monsaraz é uma antiga vila medieval, localizada na fronteira com Espanha e com uma vista privilegiada sobre a albufeira do Alqueva
Ao lado da Igreja vão encontrar o Pelourinho da vila, construído no século XVIII em substituição ao que havia sido destruído com o terramoto de 1755. Este novo pelourinho foi construído com bastante detalhe e utilizando mármore branco de Estremoz, aproveitando algumas partes da construção original.
Chegando ao final da muralha, e após passarem por algumas lojas de artesanato, vão chegar ao Castelo de Monsaraz.
Apesar de acharmos a vila toda muito bem mantida o Castelo está um pouco mais danificado pelo tempo.
Mandado construir por D. Dinis no século XIV, esta castelo foi desativado das suas funções militares por volta de 1830. Desde aí, a sua praça de armas deu lugar a uma praça de touros, onde se realizam as festas do Nosso Senhor Jesus dos Passos, que inclui uma tourada. Não deixem de subir à torre de menagem e desfrutar da paisagem envolvente. De todo o Castelo tem também uma vista impressionante sobre a Albufeira do Alqueva.
Mais afastado, numa rua secundária, existe também a antiga Casa da Inquisição e atual Centro Interativo da História Judaica em Monsaraz.
Monsaraz é assim uma vila mágica, que merece mesmo ser incluída em qualquer guia para quem visita o Alentejo. Juntamente com Marvão, conquistou o nosso coração e são os dois destinos que recomendamos sempre para quem visita a região. Podem procurar conhecer mais sobre as atrações na aldeia de Monsaraz e arredores, no site da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz aqui.