Lousada – Roteiro para 1 Dia

A vila de Lousada, no distrito do Porto, consiste no coração da Rota do Românico, uma rota turístico-cultural que envolve 58 monumentos. Entre eles, encontramos os de Lousada, que formam um roteiro simples mas interessante para realizar num dia. 

Para quem quer visitar estes monumentos integrados na Rota do Românico, aconselhamos a consulta da informação disponibilizada online (aqui) e a visita ao Centro Interpretativo do Românico, em Lousada, onde existe uma exposição sobre a Rota e onde é fornecido o “Passaporte da Rota do Românico”:

1. Ponte de Espindo

A Ponte de Espindo consiste numa construção românica em granito com inspiração medieval, mas sem um ano concreto de construção. Constituída por apenas um arco de volta perfeita, a ponte apoia-se em largos pilares nas margens.

A forma da ponte é em rampa de ambos os lados, encontrando-se no centro. Adicionalmente, é construída por blocos de diferentes tamanhos.

Apesar de ser uma ponte aparentemente simples e discreta, é também, juntamente com as restantes estruturas desta lista, um importante marco românico em Portugal.

Lousada Ponte Espindo

2. Igreja de Santa Maria de Meinedo

Apesar de as suas origens serem dos séculos XIII a XIV, escavações realizadas no início dos anos 90 identificaram a existência de uma capela dos séculos V a VI, pelo que a sua origem pode ser mais antiga do que o inicialmente pensado.

Associado a esta sua primeira origem, surge a lenda de esta Igreja ter acolhido o corpo de um Santo, Santo Tirso, durante o período visigodo.

O seu interior, apesar de simples marcado pela existência de uma só nave, tem uma imponente capela-mor, complementada pelo teto em caixotões. 

Para visitar esta Igreja podem optar por marcar diretamente com a Rota do Românico ou visitar na hora do culto (quartas, quintas e sextas às 19h e domingo às 11h15). Nós, infelizmente, já a encontrámos fechada. 

3. Ponte de Vilela

Ponte de Vilela

Esta é composta por um total de quatro arcos de volta perfeita apoiados em três pegões. Como na anterior, também esta é construída em granito e de difícil datação.

A sua existência terá sido marcada por ser um importante lugar de passagem. Junto da mesma existe um pequeno parque.

4. Igreja do Salvador de Aveleda

Lousada Igreja Salvador Aveleda

No mesmo estilo que a anterior, a Igreja do Salvador de Aveleda teve a sua construção nos séculos XI ou XII, apesar de o edifício atual ter sido construído apenas no século seguinte.

O seu interior é, por sua vez, mais imponente que o anterior, com altares laterais extremamente adornados e o teto pintado. 

Novamente, e se procuram visitar o seu interior, têm de marcar visita ou visitar no horário do culto (domingo às 10h30 e sábados às 17h30 – horário de inverno, ou 18h30 – horário de verão).

5. Torre de Vilar

Torre de Vilar Lousada

O nosso lugar favorito em Lousada, a Torre de Vilar é uma construção militar do século XIII. De forma retangular e com uma altura considerável, a torre, apesar de se localizar num parque consideravelmente grande (que nós recomendamos a visita) passa completamente despercebida, escondida pelo arvoredo. 

O seu interior é bastante simples, salientando-se principalmente as pedras de suporte dos pisos. Contrariamente aos monumentos anteriormente mencionados, para visitar este monumento a única opção será mesmo a marcação prévia da visita. 

6. Ponte de Veiga

Lousada Ponte Veiga

Com uma estrutura muito parecida com a Ponte de Espindo, mas com uma acentuação menor em forma de rampa, a Ponte de Veiga é uma construção do século XV. 

Acredita-se que a sua construção esteja associada ao Mosteiro de Pombeiro em Felgueiras, de modo a assegurar o trânsito local, ficando assim associada à peregrinação. 

Lousada, apesar de ser uma terra pequena, tem um conjunto considerável de monumentos românicos, com forte importância histórica.

mais para ver

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês