Levada de Santa Cruz (Vale de Cambra)

A Levada de Santa Cruz, junto à Barragem Engenheiro Duarte Pacheco, é um verdadeiro recanto escondido. Aliás, se não fosse a placa a assinalar o local, a verdade é que este passaria completamente despercebido. Localizado no concelho de Vale de Cambra, já no território das Montanhas Mágicas, a Levada de Santa Cruz é um pequeno trilho de cerca de 1 km para cada lado. 

Levada Santa Cruz Vale de Cambra

Com origem num pequeno afluente do rio Caima, que vai desaguar no Poço do Pisão (onde também queríamos ir, mas não tivemos hipóteses), encontramos esta levada. 

Para quem visita a Barragem, este pequeno trilho localiza-se na margem esquerda, e segue sempre por um caminho de terra batida, lado a lado com o canal de água. 

Servindo para alimentar o regadio de Santa Cruz, este pequeno percurso é extremamente interessante pela fauna e flora que apresenta: além de diversas árvores e plantas, nomeadamente fetos, surgem diversos animais, com destaque para as libelinhas. 

Sendo um pequeno caminho, a Levada de Santa Cruz pode até passar despercebida, mas sem dúvida que se torna memorável. 

a levada de santa cruz é um pequeno caminho de 1km, que acompanha o rio caima

O percurso transporta-nos assim por um pequeno trilho, completamente envolvidos pela natureza, com a levada à nossa direita e o Rio Caima à nossa esquerda. Contudo, já na parte final, tivemos o contratempo de, por ser uma altura de grande humidade, o caminho apresentar algum perigo. 

Consequentemente, e por questões de segurança, decidimos voltar para trás e não conseguimos explorar o Poço do Pisão – que terá ligação por este caminho com a Levada. 

Apesar de não termos oportunidade de visitar este outro destino, recomendamos a quem tenha mais sorte na altura da visita, e se o caminho apresentar segurança, que o sigam sempre até chegarem a este (outro) tesouro escondido. Decerto que o caminho valerá a pena.

Levada de Santa Cruz Água

como chegar e onde estacionar?

Como referimos anteriormente, a Levada localiza-se na margem esquerda da albufeira. E é também apenas nesta margem que existe estacionamento. 

Para facilitar a quem aqui procura chegar, o GPS (do Google Maps) identifica este local. Se utilizarem outro, não venham pelo lado de Rôge, uma vez que deste lado não existe estacionamento. Assim, a nossa recomendação é que venham antes pelo lado da Rua da Batalha, passando pelas localidades de Santa Cruz e Passô. 

No destino (apenas na margem esquerda) existe uns três lugares de estacionamento que, pelo menos aquando da nossa visita, estavam todos desocupados. No processo recomendamos também que aproveitem para ver a Barragem e atravessar a ponte junto ao dique de água. 

mais para ver

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês