Parque de La Salette – Oliveira de Azeméis

O Parque de La Salette, localizado em Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, tornou-se uma grande atração da região devido à imponência da Igreja que aqui se encontra, que se destaca por entre as árvores para quem olha à distância. 

Santuário_La Salette

Criado, como o próprio nome indica, em homenagem a La Salette, existindo aqui um Santuário em sua homenagem. 

Este parque consiste num total de 17 hectares, destinados exclusivamente ao lazer. Ao longo do parque existem vários caminhos para percorrer, sendo esses caminhos muito utilizados por pessoas que praticam desporto. 

Tenham apenas em atenção que alguns caminhos são bastante íngremes e, em alturas mais frias, podem tornar-se escorregadios. 

Nesses mesmos caminhos, encontramos um cenário muito bonito: diversas árvores foram nascendo e, em vez de crescerem em altura, foram curvando-se para os lados, acabando por se entrelaçar. 

o parque de la salette ocupa um total de 17 hectares 

Além de bancos criados com um material que lhes dá um ar natural, quase como se tivessem sido esculpidos pela natureza, o centro do parque esconde um tesouro lindo: um lago, com vários patos, onde é possível andar de barquinho. Nesta zona existe um café, mas não sabemos se estará aberto o ano todo. 

Sobre o lago encontramos umas escadas que nos levam a um miradouro, onde existem diversos banquinhos para aproveitar a vista e apreciar a Igreja, mesmo ao seu lado. 

Por último, e o elemento de maior destaque neste parque: o Santuário de Nossa Senhora de La Salette, cuja construção inicial da sua capela (só muitos anos depois transformada em templo) será por volta do ano de 1870, estando um milagre associado à sua construção (podem ler a sua história aqui).

Lago_La Salette

visite o parque de la salette e ande de barco no lago

Igreja_La Salette

Durante o (comum) processo de pesquisa de informação sobre o sítio que vamos falar, no mesmo site anteriormente mencionado, surgiu-nos uma história engraçada que não podemos deixar de mencionar. Diz-se que andavam a ocorrer uns roubos em La Salette e que, num desses eventos, não só roubaram um anel valioso como partiram e levaram o dedo mindinho da estátua da santa para o levar – decidiram então fazerem guarda na capela, e um senhor conhecido como “Tio Martinho” foi o escolhido.

Terá este senhor, quando estava de guarda, ouvido um barulho e identificado um ladrão, dando-lhe um tiro. O tiro terá, por coincidência, acertado no dedo mindinho do ladrão, dedo que ele havia partido da estátua.

Assim, o dedo foi colocado num frasco com líquido e estará dentro da capela, logo na sua entrada, até hoje. 

Quando visitámos o parque, a Capela estava fechada, pelo que, tirando a informação das fontes oficiais Municipais e outras posteriores, não conseguimos confirmar ou negar esta situação.

La Salette torna-se, assim, uma grande atração na região, sendo extremamente conhecida pela sua festa que decorre em Agosto. 

Podem encontrar mais informação sobre a festa, preços do café e preços dos passeios de barco aqui (não usufruímos de nenhum destes eventos/serviços, pelo que não conseguimos dar informação nossa).

o que fazer?

Como anteriormente referido, este parque é um sítio extremamente agradável para passear. Assim, recomendamos começar a visita por percorrer os diferentes caminhos do parque, que vão seguindo em volta do Santuário. Nestes caminhos vão encontrar, na lateral direita do Santuário, um miradouro que oferece vista para dois concelhos distintos. 

Podem ainda conhecer o Santuário de La Salette. Mesmo que, como nós, não tenham sorte de o ver aberto, vale sempre a pena percorrer o edifício em volta e apreciar os pormenores, assim como ouvir o seu grande conjunto de sinos tocar. 

Para relaxar podem sentar-se nos diversos bancos existentes por todo o parque, dar uma volta de barco ou até mesmo tomar um café enquanto aproveitam a vista do lago.

Curreto_LS

onde comer?

A resposta a esta pergunta vai depender da altura em que visitarem o parque. Se, como nós, visitarem num dos dias em que está a decorrer a festa (apesar de não termos apanhado a festa em si e de termos visitado durante um dia da semana), vão encontrar várias roulotes com comida. 

Se decidirem visitar noutra altura do ano também não tem problema nenhum porque existem várias opções. Localizando-se tão perto do centro do concelho, existem perto de 10 restaurantes nas redondezas, como são exemplo o Ricoca, o Restaurante O Agostinho e o Restaurante Peixoto. É mesmo caso para dizer: é à escolha do freguês. Sítios não faltam!

Estátua_Parque_LS

como chegar e onde estacionar?

A chegada a este parque é bastante simples. Além de se conseguir avistar o Santuário muito facilmente à distância, o caminho está muito bem identificado. Localiza-se ainda entre duas grandes estradas principais, a IC2 e a N224, pelo que não é de todo difícil encontrar o caminho. 

Relativamente ao estacionamento, mais uma vez vai depender da altura em que visitarem. Se, como nós, visitarem durante as festas, uma parte do estacionamento poderá estar bloqueado. Caso encontrem este cenário, também não há verdadeiramente problema nenhum – a estrada de saída do parque consiste numa estrada muito larga de só um sentido, que tem perfeitamente espaço para estacionamento na berma. 

Se visitarem fora da altura da festa, ainda mais fácil deverá ser estacionar, considerando que o estacionamento ainda tinha alguns lugares. 

Caminho_LS

Assim sendo, para quem tem curiosidade, seja pelo imponente Santuário, ou pelo grandioso parque, recomendamos muito a visita a La Salette. 

mais para ver

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês