A Igreja de Válega é também conhecida como Igreja Matriz de Válega e Igreja Matriz de Santa Maria de Válega, é sendo por muitos considerada a Igreja Mais Bonita de Portugal. Este título deve-se ao seu revestimento em colorido azulejo, que se destaca principalmente quando o sol bate na sua frente – atraindo a atenção de todos os que passam por ela.
Na sua fachada principal, completamente adornada de azulejos pintados à mão, destacam-se momentos bíblicos, capazes de atrair a atenção mesmo daqueles que não estão familiarizados com as representações. Ao mesmo tempo, a lateral externa, apesar de mais simples, é também ela toda em azulejo, sendo, no entanto, apenas em duas cores: branco e azul.
No entanto, engana-se quem achar que apenas as suas paredes merecem destaque. Além dos azulejos na fachada, também o preenchimento do interior da Igreja é todo pintado, sendo principalmente representada a oração Ave Maria. Olhando para cima, é impossível não ficar deslumbrado com o teto, feito com madeira do Brasil.
Todos os azulejos, apesar de terem sido aplicados em momentos distintos, foram criação da empresa Aleluia Cerâmicas, localizada no mesmo distrito de Aveiro. Apesar de a construção da Igreja ser do século XVIII, a aplicação dos azulejos e dos vitrais é posterior, tendo as aplicações datas distintas.
Ao mesmo tempo, é ainda de destacar os vitrais que adornam a fachada e as laterais da Igreja, criação de um artista espanhol, vitrais esses que complementam a palete de cores criada pelos azulejos.
A Igreja de Válega torna-se, portanto, um destino obrigatório para quem visita a região. Adicionalmente, podem visitar aquela que é considerada a Igreja irmã – a Igreja de Cortegaça.