O Navio Gil Eannes, atualmente atracado na doca junto à avenida principal de Viana do Castelo, consiste num antigo navio hospital, sendo agora um navio museu da Fundação Gil Eanes.
Esta peça de história pode ser visitada todos os dias da semana das 10h às 18h, tendo um custo de entrada de 4,50€. No total, a visita a este navio museu demora entre 1 a 2 horas, dependendo do ritmo de cada um, sendo realizada em circuito por um percurso devidamente sinalizado.
Construído em 1955 nos estaleiros de Viana do Castelo, este navio veio substituir um anterior, de igual nome, que tinha sido apreendido aos Alemães aquando da Primeira Guerra Mundial. Construído com capacidade para 72 tripulantes, 6 passageiros e 74 doentes, este navio iniciou atividades como navio hospital, sendo denominado de Misericórdia do Mar.
No entanto, ao longo dos anos, desempenhou um grande conjunto de funções: foi navio correio (manuseando cerca de mil encomendas e setenta a oitenta mil cartas), navio abastecedor (abastecendo em alto mar outras embarcações com bens como combustível, comida e redes), navio rebocador (totalizando mais de três mil milhas – cerca de cinco mil quilómetros – com navios a reboque) e navio quebra gelos. Independentemente da sua missão, o Navio Gil Eannes procurava sempre ajudar aqueles que se encontravam no mar.
Posteriormente foi vendido para abate, sendo resgatado pela que se viria a denominar de Fundação Gil Eannes que o abriu ao público em 1998.
Estando atualmente completamente renovado, o navio é visitado através de um circuito que segue pelos vários andares. Assim, segue-se por todas as partes do navio, desde a casa das máquinas, a zona hospitalar, a barbearia e a cozinha.
Além das diferentes divisões com o seu aspeto original, existem zonas onde foram colocados bonecos, de modo a permitir reproduzir a disposição da sala e a utilização dos instrumentos. Isto verifica-se principalmente na zona médica.
Entre toda a visita destaca-se a casa das máquinas, que se visita através de uma ponte suspensa (com alguma escadaria). Aqui é possível ver os dois grandiosos motores que permitiam a esta embarcação mover-se.
Adicionalmente, ao longo de todo o circuito é apresentada informação sobre as diferentes divisões, complementada por diversos mapas, plantas e esquemas.
Com pouco mais de 98m de comprimento e quase 14m de largura, o Navio Hospital Gil Eanes consiste numa paragem obrigatória para quem se desloca à região.