Formula 1 Exhibition Madrid: Visitar a Exposição

A Formula 1 Exhibition é primeira exposição internacional 100% dedicada à F1 e à sua história, a decorrer em Madrid de 24 de março a 16 de julho de 2023. Instalada no IFEMA, um centro de eventos em Madrid, esta exibição é o resultado de muitos anos de preparação. Podem conhecer o trailer da exposição e do projeto aqui.

Aberta praticamente todos os dias da semana, com exceção da segunda-feira, o bilhete tem o custo de 19,99€ / adulto e recomendamos que o comprem com antecedência no próprio site do evento aqui, sendo que terão de entrar dentro do horário escolhido. Paralelamente, convém orientarem a vossa visita de modo a disponibilizarem cerca de 2h a 3h para verem a exposição com a calma que merece – apesar de no site oficial recomendarem 1h30, nós demorámos um pouco mais.

Levando o bilhete no telemóvel, entram por uma fila de acesso onde vos entregam uns auscultadores que vos acompanharam durante todo o percurso. A partir daqui, seguem em circuito por toda a exposição. 

Formula 1 Exhibition Sala 1

A visita inicia-se com uma longa sala cheia de monitores, intitulada de ‘Once Upon a Time in Formula 1’. Esta é uma das salas que nós considerámos mais interessantes, uma vez que deu uma boa base sobre a história da F1 para quem, como nós, não tem grandes conhecimentos sobre o desporto. Este primeiro momento é completamente dedicado aos acontecimentos mais importantes ao longo das décadas, desde o início das corridas de carros, até ao desporto como hoje é conhecido, passando por grandes nomes e eventos que moldaram o desporto.

Seguindo o circuito, entramos no design lab. Como o próprio nome indica, esta é uma sala dedicada à parte técnica: com um carro real no meio da sala, rodeado por vários dos elementos que o compõem, como diferentes pneus, diferentes motores, transmissões e muitas outras peças que tornam os carros da F1 tão diferentes. Esta é talvez a parte mais técnica de toda a exibição. No entanto, não se torna de todo cansativa ou técnica demais. 

Continuando o percurso, chegamos a uma das salas mais aguardadas pelos fãs de fórmula 1, denominada de Survival: uma sala negra com um carro queimado no centro e um monitor a reproduzir o famoso acidente do atleta Romain Grosjean. Esta parte da exibição é dedicada à segurança dos carros atuais.

Continuamos para mais um bocado de história. A sala seguinte, a Drivers & Duels, compara no seu centro os fatos utilizados ao longo dos anos e, nas paredes em volta, refere e compara vários atletas e as suas conquistas. Desde dezenas de capacetes, até alguns dos duelos mais importantes da história da Fórmula 1, esta sala apresenta os atletas e a suas performances, comparando percursos e resultados.

Seguimos para a Revolution by Design, outra sala com um caráter mais técnico (mas menos que a segunda sala). Aqui focam-se principalmente no exterior do carro e do seu impacto na velocidade e estabilidade. Mais uma vez, encontramos carros reais. 

Durante todas estas salas, surgem diversos painéis com atletas, técnicos e outros membros das equipas a falar, explicar informação técnica, contar as suas histórias e a relembrar momentos épicos da F1 pelos olhos de quem a viveu. É nestes momentos que utilizamos o áudioguia que foi inicialmente entregue – é também aqui que nós encontrámos um ponto menos positivo na exposição. 

Apesar de o áudioguia ser uma excelente ideia, que torna a viagem muito mais imersiva, existem várias passagens dobradas para espanhol, mantendo as legendas em espanhol nos monitores. Numa exposição supostamente internacional, o áudio deveria ser reproduzido no seu original (inglês) ou, pelo menos, deveria haver a opção nos comandos, o que não tinha.

Terminando estas salas, entramos no momento final, onde poderá ser necessários esperar uns minutos para entrar – a Pit Wall. Isto é uma sala rodeada de monitores que, como o nome indica, procura reproduzir a ideia de uma pit wall. Adicionalmente, mostra momentos importantes do desporto. Esta parte da visita dura 6 minutos e é honestamente impressionante, quer pelas imagens apresentadas, quer pela estrutura construída para as apresentar. 

como chegar e onde estacionar

O IFEMA, apesar de não ser no centro de Madrid, é suficientemente perto para o seu acesso ser fácil. 

O modo de acesso que nós recomendamos é mesmo a excelente linha de metro que Madrid oferece. Para chegarem só têm de apanhar a linha 8 em direção ao Aeroporto T4 e sair na estação Feira de Madrid. A partir daqui são 2 minutos a pé até ao início da exposição. Como a grande cidade que é Madrid, também há a opção de autocarro. 

Outra opção é, claro, o carro. No entanto, conduzir em Madrid é absolutamente caótico e o estacionamento dentro da cidade é muito difícil, pelo que não recomendamos levar o carro para uma visita a Madrid. Se mesmo assim acharem que essa é a melhor opção, existe sim estacionamento mas tem o custo de 2,85€ / hora. Existe também sempre a opção de táxi e uber, sendo que ambos têm uma zona de embarque e desembarque própria e devidamente identificada.

Comando F1

Dito isto, a Formula 1 Exhibition Madrid é um bom evento quer para quem já adora o desporto, quer para quem (como nós) não percebe muito mas tem interesse. Deixamos apenas duas notas menos positivas: os audioguias deveriam estar em inglês / língua original de quem estava a falar ou pelo menos ter essa opção, em vez de o som estar dobrado em espanhol e gostávamos que no final houvesse alguma simulação do que é conduzir um carro deste tipo. Tirando isso, gostámos da exposição e achamos que vale a pena para quem tem interesse no desporto.

mais para ver

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês