Rota das Faias: um Trilho Mágico

Rota das Faias

A Rota das Faias, em Manteigas (a vila “Coração da Serra da Estrela”), é um trilho circular com cerca de 5,5km. Apesar de não ser tão fácil em alguns momentos, é possível fazer este trilho com bicicleta de BTT.

Este trilho é considerado de dificuldade média, sendo que o principal desafio são as mudanças de altitude (altitude máxima de 1174m e mínima de 880m) e o caminho mais complicados em alguns momentos. Podem sempre imprimir e levar o mapa do percurso com vocês (folheto aqui), mas não é de todo obrigatório, uma vez que o caminho tem bastantes placas a indicar o caminho principal e os possíveis desvios.

A melhor altura para conhecerem a Rota das Faias é mesmo durante o Outono (principalmente em novembro). Não só por questões de temperatura, mas para poderem ver a floresta de faias em todo o seu esplendor. No nosso caso, fomos já no início do inverno e, apesar de termos apanhado um cenário mágico e místico, já não apanhámos as famosas faias com folha e ainda apanhámos alguma chuva.

a Rota das Faias tem 5,4km de comprimento, mas pode ser maior se optarem por fazer os desvios que vão sendo indicados

Capela de São Lourenço de Manteigas
Capela de São Lourenço de Manteigas

O trilho da Rota das Faias inicia-se na Cruz das Jogadas (cuja localização conseguem encontrar no Google Maps), onde podem estacionar o carro. Na zona inicial do trilho encontram um painel informativo do trilho. A partir daqui, e sendo um trilho circular, podem optar por seguir para a direita ou para a esquerda. Nós achamos melhor seguir pela esquerda (fazendo o trilho no sentido dos ponteiros do relógio), em direção a um caminho de terra batida a subir.

Seguindo por esse caminho, deverão chegar a uma bifurcação. Apesar de ser possível fazer o trilho pela direita (e até acaba por ser mais curto), o trilho verdadeiro é seguindo pela esquerda, conforme indicações no local.

Ao fim de uns minutos de caminhada, vão encontrar à vossa esquerda a Casa do Ronda de São Lourenço, que serve de apoio a atividades de natureza. Logo de seguida vão encontrar uma nova bifurcação: neste caso, ambos os caminhos vão dar ao mesmo sítio mas, seguindo pelo da esquerda, podem ver a magnífica Capela de São Lourenço de Manteigas, que, por se localizar em maior altitude, oferece uma vista incrível do envolvente.

Rota das Faias
Posto de Vigia
Posto de Vigia de São Lourenço

Seguindo por qualquer um dos caminhos, vão de seguida ter ao Posto de Vigia de São Lourenço, outro ponto em altitude. É entre a Capela e o Posto de Vigia que vão atingir a altitude máxima do percurso – mas ainda vão encontrar subidas acentuadas!
Do Posto de Vigia seguem primeiramente em frente, com o edifício à vossa esquerda, e de seguida surge uma curva acentuada para a direita. A partir daqui o trilho torna-se mais denso, contrastando com os caminhos de terra batida e áreas abertas que existiam até aqui.

De seguida entram no elemento central que dá nome a este trilho: o Bosque de Faias, que se estende durante uma parte do caminho, completamente envolto em árvores. A beleza continua mesmo após o fim das faias, com a floresta de resinosas, com Pinheiro-do-Oregon. Segundo caminho, vão passar por uma pequena construção em madeira, com uma placa a indicar ser a Casa do Leite, que funciona atualmente como pequeno abrigo para quem dele precisar.

Posto de Vigia

Segue-se uma descida acentuada onde o trilho tem terreno mais irregular e onde devem ter um maior cuidado – mas não se preocupem, com calma tudo se faz e até torna o trilho mais engraçado. No fundo da descida vai surgir uma placa indicativa para regressarem à Cruz das Jogadas (PR13) ou fazerem o desvio a Granja – 1km / Manteigas – 2.5km (PR13.1). No nosso carro, seguimos em direção ao carro e iniciámos uma das partes mais difíceis do percurso, a subida.

Junto a uma linha de água, o caminho segue assim em direção ao início. Durante esta parte, não deixem a subida distrair-vos da incrível paisagem que se encontra atrás de vocês.

No total, dediquem cerca de 3h para fazer o trilho da Rota das Faias com calma e para apreciarem a sua beleza. Tenham também em atenção que ainda tem uma certa dificuldade física devido à grande variação de altitude. Outro fator que devem ter em atenção é que podem encontrar tanto pastores com os seus rebanhos (ou só mesmo cães pastor sozinhos) e caçadores (ou só os seus cães de caça). No nosso caso, encontrámos caçadores principalmente na zona da Capela mas, se forem em época de caça, convém fazerem-se ver e terem as precauções necessárias.

more to see

Mais para Ver Sé de Évora
Rota das Laranjeiras
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
en_USEnglish