
The Museu do Vinho no Pico nos Açores, mais concretamente na vila de Madalena, é um dos museus integrantes dos Museus do Pico, existindo ainda o Museu dos Baleeiros e o Museu da Indústria Baleeira.
A existência deste museu dedicado ao vinho na Ilha do Pico tem toda a lógica quando, ao chegaram a Madalena, passam pela Paisagem da Vinha de Criação Velha ou pela Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, dependendo da estrada que escolherem. Esta paisagem permite compreender a importância da produção de vinho no Pico e a forma como é diferente do continente.

Dito isto, recomendamos tirarem um bocadinho do vosso tempo na ilha para visitarem o Museu do Vinho no Pico. O museu encerra às segundas e funciona das 10h às 17h30 (de abril a setembro) ou das 9h30 às 17h (de outubro a março), mas podem sempre confirmar o horário em vigor no site do museu.
Para visitar este museu, pagámos 2€ (em 2022) e explorámos o espaço praticamente sozinhos. A receção é no Edifício dos Alambiques e no momento da compra do bilhete é dada uma pequena explicação sobre o circuito recomendado para conhecer o espaço e algumas curiosidades. Ao longo da visita, um funcionário do espaço foi-se mantendo por perto e respondendo às nossas perguntas ou comentários com informação sobre o museu e a ilha, o que tornou toda a visita muito mais interessante.
Visitar o Museu do Vinho no Pico

A visita inicia-se naquele que foi a Casa Conventual dos Carmelitas, um edifício dos séculos XVII / XVIII, onde existiu uma instalação agrícola dedicada ao fabrico do vinho.
No piso 0 do edifício vão ficar a conhecer a cultura do Vinho Verdelho no Pico e a sua história, desde técnicas atualizadas, até ao combate às doenças. Subindo para o andar de cima, é apresentada informação sobre o vinho e as suas características.

Seguimos para o Edifício dos Alambiques, na porta ao lado da receção, onde é possível ficar a conhecer os sistemas de alambicagem antigos.
Continuamos a visita em direção ao Edifício do Lagar que, como o nome indica, caracteriza-se por ser um espaço composto por diversos de lagares com diferentes características. Nos lagares encontram-se ainda os engenhos em madeira.

É nesta sala que se localiza o solar de pedra de três bicas, que pertenceu ao Solar da Família Street de Arriaga (onde se diz que terá nascido Manuel de Arriaga, 1º Presidente da República).
A visita segue para a parte mais impressionante: o exterior.
Aqui encontram as vinhas, onde estão normalmente pessoas a trabalhar, e onde podem ficar a conhecer a peculiaridade do vinho na ilha do Pico: ser rasteira e plantada em campos de lava.
Junto das vinhas surge o famoso mirante, um passadiço que culmina num edifício vermelho. Ao fundo do miradouro destaca-se a ilha vizinha do Faial.


É no Museu do Vinho no Pico que encontram outro elemento peculiar: a Mata de Dragoeiros, onde vão encontrar árvores centenárias naquele que é o maior bosque desta espécie na Macaronésia (nome dado às ilhas no Atlântico junto a Portugal e África – composto pela Madeira, Açores, Ilhas Canárias e Cabo Verde).
Estas árvores foram durante vários anos usadas como tinta, devido à sua resina cor vermelho sangue. A sua folha é hoje em dia utilizada no artesanato.



O Museu do Vinho no Pico é assim paragem obrigatória para quem visita a Ilha. Dito isto, não deixem de reservar um bocadinho do vosso tempo de viagem para ficar a conhecer aquela que é a atividade que marca a paisagem da ilha.