The Capela dos Ossos é um dos monumentos mais conhecidos em Évora. Inserida na Igreja de São Francisco, a Capela tornou-se conhecida devido à decoração das suas paredes, completamente revestida de ossadas humanas.
A imponente Igreja de São Francisco foi construída entre o final do séculos XV e o início do século seguinte, seguindo o estilo gótico-manuelino. Durante algum tempo foi Igreja Real, onde se realizavam cerimónias importantes como casamentos reais.
No seu interior encontra-se apenas uma nave retangular com 36 metros de comprimento e uns incríveis 13 metros de altura, complementados pelas suas doze (sim, doze!) capelas laterais. A visita à nave principal da Igreja é gratuita, sendo que tem um custo apenas para quem quer visitar a Capela dos Ossos e outras zonas pagas.
A Igreja de São Francisco e a Capela dos Ossos está aberta todos os dias, das 9h às 18h30 (no Verão) e das 9h às 17h (no Inverno). A visita tem atualmente (2023) o custo de 6€ que inclui a visita à Capela dos Ossos, Núcleo de Arte Sacra, Coleção de Presépios, Sala da Tribuna Real, Sala do Capítulo e Presépio Évora e o Terraço. Se optarem pela visita completa, precisam sempre de 45m a 1h30. Recomendamos sempre confirmar o horário e o preço antes da visita (here.), uma vez que pode haver alterações.
A Capela dos Ossos tem o custo de 6€
A Capela dos Ossos, composta por três naves, foi construída no século XVII, estando revestida nas paredes e pilares por milhares de ossadas humanas, retiradas de cemitérios. À porta lê-se a famosa frase “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.
A construção, onde anteriormente era um dormitório, terá tido origem em três frades franciscanos que pretendiam transmitir a ideia da transitoriedade e da fragilidade da vida e, em simultâneo, resolver o problema dos quarenta e dois cemitérios da zona ocuparem demasiado espaço. No total, acredita-se que aqui estejam perto de cinco mil ossos de diversas partes do corpo, com destaque para os crânios. Existem ainda esqueletos inteiros pendurados nas paredes e colocados dentro de caixas de vidro, estas últimas em formato mumificado.
O teto abobadado está decorado com frescos que representam passagens bíblicas, muitos relacionados com a morte, tendo sido pintado mais de uma década após a construção da igreja.
Esta Capela é dedicada ao Senhor dos Passos (imagem representativa de Jesus Cristo com a cruz às costas na sua caminhada até ao calvário), sendo aqui denominado de Senhor Jesus da Casa dos Ossos.
Além da Capela, o bilhete inclui também o núcleo museológico, onde encontramos várias obras, esculturas e jóias pertencentes ao convento e outros conventos franciscanos já extintos. A coleção de presépios, localizada nas galerias superiores e capelas laterais, consiste numa coleção de centenas de presépios pertencentes a uma coleção particular.
Para quem tem alguma dificuldade em ver ossadas humanas ou problema com espaços escuros, não recomendamos a visita à Capela dos Ossos – este é um espaço que arrepia.