O Convento dos Capuchos consiste num convento Franciscano, estando mais afastado das restantes atrações de Sintra.
Construído em 1560, este edifício destaca-se, sobretudo, por contrastar com a riqueza de outras grandes atrações, como o Palácio de Monserrate e a Quinta da Regaleira.
Ainda mais, também a sua construção o torna especialmente interessante, sendo que a cortiça foi utilizada em grande parte do seu revestimento e decoração. Além disto, muitas das portas e janelas são nitidamente pequenas, o que dá aos edifícios um aspeto de “casa de brincar”.
O Convento dos Capuchos é uma construção de 1560 e destaca-se das restantes atrações de Sintra pela sua simplicidade, bem como o envolvimento com a natureza
Para quem decidir visitar o Convento, tenha em atenção que os edifícios ainda estão, infelizmente, muito degradados.
Abandonados em 1834 com a extinção das Ordens Religiosas, o Convento só passou a ser do Estado Português em 1949, e só posteriormente, a partir de 2013, é que se iniciaram verdadeiras e complexas obras de manutenção e reconstrução. Consequentemente, podem eventualmente encontrar ainda algumas obras no percurso.
Atualmente, o preço do bilhete é bastante simpático, sendo de 7€ para um adulto (podem consultar os preços e adquirir bilhetes aqui).
Existe um mapa com a disposição dos edifícios (disponível aqui) mas recomendamos fazerem a descoberta como nós: por entre a magia da Serra de Sintra, ir seguindo os caminhos e entrando nos edifícios para descobrir tudo. Adicionalmente, existem algumas placas com indicações de pontos de interesse.
A visita ao Convento, se feita à descoberta e com a calma que merece, demora sempre entre 1h30 a 2h, que passam a correr.
Além dos vários edifícios, existem também algumas paisagens, nomeadamente nos locais destinados à meditação, localizados em zonas mais afastadas e de maior altitude.
como chegar e onde estacionar
Eu arriscaria dizer que o Convento dos Capuchos, apesar de mais isolado, foi a melhor experiência que tivemos em questão de acesso e estacionamento.
Chegar ao Convento foi bastante simples e direto, apesar de ser mais demorado uma vez que, além de ser mais afastado, é necessário seguir mais estradas dentro da Serra de Sintra, obrigando a uma velocidade mais reduzida por causa das curvas.
O próprio Convento disponibiliza um estacionamento consideravelmente grande para visitantes, e apenas a uns metros da entrada. Portanto, este não será de todo um problema.
Além disto, o Convento dos Capuchos foi, de longe, o destino que visitámos com mais calma e onde estava menos gente. Assim, para quem prefere o contacto com a natureza e procura evitar multidões, o Convento dos Capuchos é o destino perfeito em Sintra.