Visitar o Cabo da Roca significa visitar o ponto mais ocidental da Europa. É este o sítio descrito por Luís de Camões em Os Lusíadas como o sítio “onde a terra acaba e o mar começa”. E, claro está, para quem está a voltar de Sintra e vê uma placa de direção para o Cabo da Roca, é impossível aguentar a curiosidade e não o visitar. Então foi exatamente isto que fizemos.
o cabo da roca foi descrito por Camões como o sítio “onde a terra acaba e o mar começa”
Sendo uma zona junto ao litoral e tendo alguma elevação (a 140 metros do nível médio das águas), preparem-se para apanhar vento. Com isto queremos dizer que, mesmo que visitem este destino num dia de muito calor, considerem que podem apanhar frio – foi o que nos aconteceu.
No Cabo da Roca existem, além da paisagem, dois grandes destaques. Localizado a cerca de 150 metros do mar encontramos um painel em pedra, denominado de padrão, que assinala a importância do local.
Simultaneamente, e de maior destaque, ergue-se o Farol do Cabo da Roca. Construído em 1758, este farol pode ser visitado apenas uma vez por semana, às tardes de quarta-feira. Assim sendo, não tivemos ainda a sorte de o conhecer por dentro.
Para os amantes de praia, podem ainda aproveitar e visitar as praias nas redondezas, sendo de destacar a Praia da Ursa, extremamente conhecida, e cujo acesso é perto do Cabo da Roca. Recomendamos muito o Cabo da Roca como lugar de passagem, onde se pode passar algum tempo extremamente agradável num sítio, sem dúvida, misterioso.
como chegar ao cabo da roca e onde estacionar?
Chegar ao Cabo da Roca é extremamente simples. Primeiro, qualquer GPS lá chega sem grandes enganos: existe apenas uma estrada para ir e a mesma estrada para vir, não há como se enganar.
Simultaneamente, a região tem o lugar extremamente bem identificado. Com isto queremos dizer que, mesmo para quem não tenha GPS (ou opte por não o utilizar), facilmente seguindo as placas consegue encontrar o caminho.
O estacionamento é outro grande ponto positivo do local. Existe um grande número de lugares de estacionamento públicos e gratuitos. Poderão encontrar vários carros parados nessa mesma estrada e (como nós) achar que são pessoas a visitar o Cabo da Roca. Na verdade esses carros são de pessoas que procuram chegar à Praia da Ursa, então não tenham receio de não conseguir encontrar estacionamento.
onde comer?
Boas notícias: o que não falta nesta região são sítios para comer! Podem optar por comer no restaurante que se localiza no Cabo da Roca ou, como nós, ir conhecer mais um pouco da região e optar por comer noutro sítio.
No nosso caso, a opinião que podemos dar, diz respeito ao Restaurante Casa do Mar Sem Fim, na zona mais urbana da região. Fomos extremamente bem servidos e o comer foi a um preço acessível, então é sem dúvida um restaurante aprovadíssimo e onde voltávamos.