Lindoso localiza-se em Ponte da Barca, Viana do Castelo, em plena Serra do Gerês (coordenadas: 41.866844, -8.198628). Sendo muito próxima da fronteira com Espanha, o acesso a esta aldeia é de dificuldade média, tendo estradas acessíveis.
A sua principal atração é, sobretudo, o grande conjunto de cerca de 60 espigueiros. Adicionalmente, destacam-se o Castelo e a sua vista sobre a Barragem do Alto-Lindoso. Ainda assim, esta pequena aldeia tem diversas outras atrações, como o Cruzeiro do Largo do Destro, a Igreja de São Mamede, a Fonte da Tornada e a vizinha Barragem do Alto-Lindoso.
Lindoso foi finalista do concurso 7 Maravilhas de Portugal Aldeias, na categoria de Aldeias Autênticas, tendo perdido contra Rio de Onor (Bragança).
Apesar de ser uma aldeia pequena, possível de conhecer em apenas meio dia, Lindoso vale muito a pena pelo cenário antigo encontrado.
Mal se entra na aldeia deparamo-nos logo com o castelo, no ponto mais alto da aldeia, e, à sua frente, um vasto conjunto de espigueiros. O Castelo, do século XIII, era utilizado para funções de defesa, devido à sua proximidade com a vizinha Espanha.
Lindoso tem um dos maiores conjuntos de espigueiros da Península Ibérica
É possível entrar de forma gratuita na zona muralhada do castelo, não sendo, no entanto, possível visitar a torre por dentro (à data da nossa visita, em 2020, estava encerrada). Do castelo é ainda possível ver a Barragem do Alto-Lindoso, que tão bem contrasta com a paisagem proporcionada pela aldeia.
Tendo visitado o castelo e os espigueiros, sugerimos dar uma volta pela aldeia. Além das ruas tipicamente antigas, torna-se acolhedor ver as pessoas sentadas na rua à conversa.
Após ver os espigueiros o primeiro monumento encontrado é o Cruzeiro do Largo do Destro, um cruzeiro simples mas que surge logo a seguir, parecendo demarcar a separação entre os espiguireiros, o Castelo e a restante aldeia.
Seguindo em direção à aldeia, encontramos a Igreja de São Mamede.
As ruas sinuosas conduzem até um pequeno riacho (para quem sobe sempre), onde encontrámos um pequeno lavadouro, que aparentava já não estar em utilização.
Já descendo as ruas, é possível encontrar a Fonte da Tornada que, para quem visita a aldeia nos dias quentes, oferece água fria.
Mesmo tratando-se de uma aldeia pequena, Lindoso destaca-se por ser um sítio muito carinhoso, onde os habitantes são extremamente simpáticos e recetivos.
Existem ainda alguns trilhos em volta da aldeia, mas nós não tivemos, infelizmente, tempo para realizar nenhum.